ReMPTO: Rede Mineira de Pesquisa Translacional em Oncologia
ReMPTO: Rede Mineira de Pesquisa Translacional em Oncologia
A
Rede Mineira de Pesquisa Translacional em Oncologia (ReMPTO) foi fundada em 2023 no âmbito do EDITAL 012/2023 – Redes Estruturantes de Pesquisa Científica ou de Desenvolvimento Tecnológico, uma iniciativa da FAPEMIG voltada a estimular a criação e o fortalecimento de redes de pesquisa em Minas Gerais.
Sob a coordenação da Dra. Letícia da Conceição Braga (Instituto Mário Penna) e o Dr. Sérgio Gomes da Silva (Hospital do Câncer de Muriaé – Fundação Cristiano Varella), a ReMPTO surgiu da integração de pesquisadores de diferentes instituições, como UFMG, FUNED, Fiocruz, Instituto Mário Penna e Fundação Cristiano Varella.
Em 2023, os principais pesquisadores associados à rede foram:
- Adriano de Paula Sabino
- Agnaldo Lopes da Silva Filho
- Clascídia Aparecida Furtado
- Dawidson Assis Gomes
- Edésia Martins Barros de Sousa
- Érica Alessandra Rocha Alves
- Leandro Augusto de Oliveira Barbosa
- Letícia da Conceição Braga
- Luciana Maria Silva Lopes
- Maria Gabrielle de Lima Rocha
- Maria Raquel Santos Carvalho
- Matheus de Souza Gomes
- Nayara Nascimento Toledo Silva
- Sérgio Gomes da Silva
- Soraya Torres Gaze Jangola
- Telma Cristina Ferreira Fonseca
A abertura do segundo edital de apoio a projetos da rede possibilitou o estabelecimento de colaborações externas, entre elas com a Dra. Adriana Abalen Martins Dias e a Dra. Raquel Cardoso de Melo Minardi (UFMG), o Dr. Angel Mauricio Castro Gamero (Fundação de Apoio Cultural, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas) e a startup Oncotag, gerenciada pelo Dr. Pedro Henrique Villar Delfino.
A rede tem como missão promover a integração científica e tecnológica, ampliando o intercâmbio de conhecimento, a formação de parcerias estratégicas e a otimização do uso de recursos. Atualmente, reúne mais de 190 membros de 14 instituições, organizados em sete linhas de pesquisa:
- Modulação imunológica pela microbiota tumoral
- Genética molecular e predisposição ao câncer
- Agentes bioativos de ação tumoral
- Biomarcadores de diagnóstico e prognóstico
- Banco de Tumores de Minas Gerais
- Modelagem in silico e medicina preventiva
- Nanotecnologia aplicada à oncologia
Em outubro de 2024, foi realizada a primeira Assembleia Geral da Rede na faculdade de Farmácia da UFMG, voltada à apresentação institucional e à divulgação dos projetos em desenvolvimento. O evento, aberto ao público, contou com palestras ministradas por membros da ReMPTO, fortalecendo a visibilidade e o engajamento científico.

A ReMPTO se consolida, assim, como um espaço de ciência colaborativa, comprometido em transformar descobertas em impacto real na vida dos pacientes e em contribuir para a equidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de sua recente criação, a rede já demonstra resultados significativos, fortalecendo a pesquisa translacional em oncologia no estado de Minas Gerais.






